quinta-feira, 29 de março de 2012

Exposição Fernando Pessoa

Sob a temática "Plural como o Universo", a exposição de Fernando Pessoa e Heterónimos, permitiu-nos conhecer um pouco mais a obra e personalidade complexa do autor.














Uma curiosidade acerca de Fernando Pessoa, Ofélia Queirós foi o seu único amor, à qual escrevia com frequência, como é demonstrativo nesta quadra:

O meu amor já não me quer
Já me esquece e me desama
Tão pouco tempo a mulher
Leva a prova que não ama


De personalidade extremamente reservada. Falava muito pouco da sua vida íntima; não tinha sequer o que se chama um amigo íntimo, há uma carta em que diz a Ofélia:«Não há quem saiba se eu gosto de ti ou não, porque eu não fiz de ninguém confidente sobre o assunto.»

Com quem ele se dava muito na altura, na casa de quem ia até jantar uma vez por semana, era o Lobo d´Ávila, que vivia na Praça do Rio de Janeiro, hoje Príncipe Real. De resto, eram só amigos do café.

Há várias frases de Fernando, que demonstram bem como ele era reservado. «Sinto preciso ocultar o meu íntimo aos olhares» e «Não quero que ninguém saiba o que sinto.»
O namoro entre Fernando e Ofélia durou assim até Novembro de 1920. A sua última carta data de 29 desse mês. Aos poucos, ele foi-se afastando, até que se deixaram de ver completamente.

Sem comentários: