terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita de Estudo ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e Jardim Botânico




No passado dia 25 de Novembro, alguns elementos da equipa técnico-pedagógica, Ana Emília Marques, Anderson Fonseca, Catarina Paulos, Mafalda Ferreira, Márcia Barros, Pedro Fernandes e Rita Barrulas, bem como alguns adultos, que estão em processo RVC e/ou que já o concluíram, realizaram uma ida ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, com o intuito de assistir a uma sessão no Planetário dinamizada pelo Dr. Vasco Teixeira, e visitar a exposição PIU e o Jardim Botânico.
A sessão do planetário teve como principal intuito observar o céu, do hemisfério Norte, tendo sido indicados alguns dos corpos celestes que existem no espaço e as constelações observadas na nossa posição atual. Foi enfatizada a posição da estrela Polar e várias formas de a localizar, fazendo referência a pontos cardiais, latitudes e longitudes e formas de as calcular, tendo em conta zénite e o meridiano celeste.












Após estas observações foram também visualizadas imagens efectuadas pelo telescópio espacial Hubble, referentes a várias constelações existentes na nossa galáxia. Na parte final da sessão foi visualizado o céu do hemisfério Sul, sendo apontada a forma como se identifica o Sul, através da constelação Cruzeiro do Sul.
Foram abordados outros assuntos, como as fases da Lua no hemisfério Norte e no hemisfério Sul. No final, o monitor forneceu algum material para atividades no CNO, tais como: DVD Viagem aos limites do Universo da National Geographic e folhetos sobre Astronomia.


Relativamente à exposição PIU, teve como objetivo dar a conhecer aos visitantes sons diversos da natureza, alertando para os perigos que ameaçam ecossistema. Esta atividade consistia numa série de nichos com diversos sons (vida animais, atividade meteorológica e atividade humana) remetendo para as memórias auditivas, estes nichos possuíam um ecrã onde se podia visualizar informação sobre os sons reproduzidos. Na exposição estava também patente um nicho de grandes dimensões, em forma de ovo, onde se poderia ouvir uma construção sonora que remetia para a evolução de um dado ecossistema até ao momento da desertificação.






Após as sessões no Museu da História Natural e Ciência, visitámos o Jardim Botânico onde pudemos observar flora diversa, nomeadamente Xerófitas, Hidrófitas, Coníferas/Gimnospérmicas, Fetos arbóreos, líquenes, musgos e fungos. Foram feitas algumas considerações por parte da formadora Ana Emília Marques, na área da morfo-fisiologia botânica e curiosidades relativas a habitats e especiações várias.

Sem comentários: