terça-feira, 19 de julho de 2011

O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

O processo RVCC assenta na construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. O PRA tem como objectivo apresentar evidências das competências que se pretende validar e certificar, é uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela a evolução e progresso na aprendizagem, é representativo do processo e do produto de aprendizagem.

• Documenta experiências significativas e é fruto de uma selecção pessoal. O candidato produz reflexões e estabelece objectivos, desafios e estratégias. Todas as experiências narradas são contextualizadas na Autobiografia.

• Contém necessariamente evidências das competências e a reflexão do candidato acerca do seu processo de aprendizagem. O que aprendi e como aprendi?

• Nele cabe tudo aquilo que documente a aprendizagem do adulto

• Deve incluir uma variedade daquilo que o candidato sabe e pode fazer (competências)mostrando como os problemas foram resolvidos e quais as dificuldades encontradas

• Explicar a razão pela qual cada peça documental foi seleccionada

• O Portefólio é um documento aberto em constante reformulação.


Em todas as sessões deve-se fazer acompanhar do PRA, de preferência em formato digital, pois permite fazer novos desenvolvimentos e correções, o PRA é o principal instrumento de trabalho, deve ser elaborado e organizado autonomamente pelo candidato ao longo do processo.

Comece pela sua Autobiografia, anote tópicos que gostaria de desenvolver no PRA, siga uma sequência cronológica, contextualize todas as experiências e aprendizagens.

Na organização, ajuda a criação de índice e capítulos que distingam as diferentes fases de vida. O candidato tem total autonomia para criar o seu Portefólio da forma que entender, o/a Profissional RVC orienta, informa, sugere a melhor forma de trabalho, em articulação com a equipa ajuda o candidato a fazer a ponte da Autobiografia para o Referencial.

O Portefólio deve estar devidamente identificado com uma capa, em que deverá constar: a identificação do Centro e Novas Oportunidades; Nome do candidato; nível de certificação a que se propõe; Identificação do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens; Nº do grupo; Nome da/o Profissional de RVC que acompanha o candidato;
Data de entrega do PRA.

À medida que vai construindo os seus textos faça uma revisão do texto, reveja a construção frásica e os erros ortográficos, mantenha a mesma formatação em todo o PRA, é importante que o PRA seja elaborado de forma cuidada.

Todas as fotogafias, imagens, documentos produzidos e apresentados no PRA devem estar devidamente enquadrados e contextualizados na Autobiografia.

Na elaboração do PRA poderá usar documentos que comprovem algumas situações de vida, como Certificados ou Diplomas de Formação, fotografias, trabalhos executados, etc., para ilustrar as aprendizagens decorrentes dos acontecimentos em causa. Como tal, devem ser acompanhados de uma legenda e um texto relativo às aprendizagens que daí decorreram.

Nas sessões os candidatos irão construir a sua autobiografia, reflectindo sobre:

Origens
Percurso de Vida Profissional
Percurso de Vida Pessoal e Social
Percurso de Vida Escolar e Formativo
Integração do Referencial na história de vida
Actividades de Tempos Livres
Reflexão do Processo RVCC
Projectos de Futuro

Importa reflectir - o que aprendi? Como aprendi? Para que me serviu esta aprendizagem?

Nos Portefólios de nível secundário também será importante desenvolver e integrar a língua estrangeira.


O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens é confidencial, sendo apenas consultado pela Equipa Técnico-Pedagógica do Centro de Novas Oportunidades e, na altura na Sessão de Júri de Certificação, pelo/a Avaliador/a Externo/a.

No final do Processo de RVCC, no momento que antecede o Júri de Certificação, o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens será entregue à equipa e ao/à Avaliador/a Externo/a para análise, posteriormente, será devolvido ao candidato.

Em caso de dúvida, não hesite em contactar a/o Profissional RVC ou a restante equipa.

Sem comentários: